Nem toda mulher nasceu para ser mãe…

…mas eu cometi o erro de achar que, quando meu filho nascesse, tudo mudaria, o instinto materno viria naturalmente. Não foi bem assim. Este blog é para narrar anonimamente as agruras da minha rotina de mãe. Embora a sociedade considere um pecado renegar a maternidade, quero poder ser sincera e mostrar que ter um bebê não é nada parecido com os comerciais da Johnson & Johnson (porque meu grande erro foi acreditar nisso).

53 comentários sobre “Nem toda mulher nasceu para ser mãe…

  1. L.H. disse:

    oi, obrigada por me fazer sentir menos pior.
    eu detesto ser mãe e me odeio por isso =(
    tenho dois filhos, de 3 e 4 anos, o pai deles morreu e ñ aguento mais viver essa vida.
    sou péssima, eu grito com eles, nao consigo ser boa
    eu era legal
    eu sempre fui boa
    mas a maternidade me tornou amarga
    nao sei mais o que fazer

    Curtir

    • Não se sinta mal, minha querida. Isso é mais do que normal. O fato é que ninguém conta pra gente como vai ser a maternidade e a gente se engana demais. Fique forte e pode desabafar quanto quiser.

      Curtir

  2. JMC disse:

    Tenho um filho (que eu amo muito) mas odeio, ODEIO ser mãe. Sou mãe solteira…porque não quis ficar com o pai…o que torna o fardo ainda mais pesado. Pra piorar tive que voltar a morar com meus pais, o que torna as coisas ainda mais humilhantes. Eu não conto historinhas, eu nao faço diários, eu não registro palavras novas, eu não tenho vontade de sair de casa e exibir meu filho pra todo mundo como uma mãe que se prese, toda vez que ele fica adoentado eu penso MALDITA HORA QUE EU NAO TIVE CORAGEM (ou meios) PRA TE ABORTAR! MALDITO O DIA EM QUE CONHECI O SEU PAI! Estraguei a minha vida completamente, todos meus planos vieram abaixo, me tornei uma sombra de quem eu pretendia ser. Enfim, eu amo meu filho, mas odeio ser mãe, se pudesse voltar no tempo JAMAIS teria deixado isso acontecer.

    Curtir

  3. Anandha disse:

    Graças a Deus encontrei alguém que me entende. Descobri que estou grávida de 8 semanas e eu fiz o primeiro ultrassom, senti nada. Olhei aquela tela e fiquei pensando em como a minha vida acabou de vez. Odeio pensar que vou ser mãe, sinceramente eu já sei que essa criança vai ser meu alvo de raiva pro resto da minha vida. Tenho só 24 anos e quero muito desaparecer. Nunca gostei de criança, foi um acidente, minha mãe disse que assim que nascer ela cuida. Não acho justo. Mas é isso ou eu tiro essa criança !

    Curtir

    • Ela cuida flor. Enquanto for bebezinho.
      Depois que fala anda e faz birra ela te joga ele cheio de maus costumes.
      Igual minha sogra fez.
      Eu sempre quis ter um filho, talvez mais.
      Mas quando minha filha nasceu, sofro muito por sinal, fui desprezada e mal tratada no parto. Quando ela nasceu aí que me esqueceram mesmo. Eu com um trauma enorme e todo mundo so sabia babar ela. Ninguém se importou se eu estava bem.
      Então como eu dizia, eu estava fragilizada, minha sogra aproveitou e se apossou da minha filha. Ela nem dormia mais comigo. So com a vo. De início achei que ela queria me ajudar, mas depois percebi que ela estava se apossando. Encheu minha filha de dengo, de liberdades, de falta de disciplina e quando ela cresceu mais ela rejeitou a menina pois estava uma criança impossível de lidar. Não come, não obedece, faz o que quer. Não deixou que eu criasse do meu jeito, ficava sempre opinando. Enfim, elas cuidam no início da vida, mas depois te devolvem capetas.

      Curtir

      • Francine disse:

        Essa é minha realidade. Mais meu caso é um pouco diferente. Tenho dois filhos, era casada, me separei e voltei morar com meus pais. E minha mãe acha que pelo fato de viver na casa dela eu tenho que fazer tudo que ela quer. Se intromete em tudo, principalmente na criação dos MEUS FILHOS. Ela pensa que é dona deles. Se eu os deixo de castigo por mal comportamento, ela os tira e ainda agrada, como se fazer coisa errada se tornasse a coisa mais linda do mundo. Preciso muito sair daqui. Estou enlouquecendo com a insuportável da minha mãe estragando meus filhos. Vo só serve pra foder com a vida dos pais

        Curtir

  4. Camila Mendes disse:

    Hoje vejo que a sociedade nos impoe sermos mães e boas mães. Estou gestando um bebe por pressão do meu marido, familia enfim todos querendo saber quando iria chegar o tal herdeiro, eu nunca senti essa vontade eramos felizes enquanto casal. Hoje vivemos em função de deixar tudo pronto pra quando o bebe chegar, e eu que tinha tantos planos de vida, me vejo hoje de mãos atadas porque tenho que ter todos os cuidados necessarios e isso implica em deixar de lado meus sonhos. Me sinto triste com tudo isso, me arrependo de ter ido pelos conselhos dos outros. Esse cantinho me deixa mais aliviada em saber que não estamos só nesse mundo de maezinhas perfeitas.

    Curtir

    • Puxa, Camila, lamento muito. 😦
      Eu também cedi à pressão e me arrependo. Mas tenta ao menos criar seu filho bem. É o que tenho feito, já que ele não tem culpa da minha falta de pulso ao tomar a decisão de engravidar.

      Curtir

      • Camila Mendes disse:

        Vdd Carol, realmente eles não tem culpa e é nisso que tenho focado. Farei sim o possível para dar uma boa educação, me sinto muito frustrada quando olho pro futuro e vejo que tudo poderia ser diferente. Mas enfim é ruim ir pelo conselho-incentivo dos outros, ahhhh se eu não tivesse sido tão fraca, hoje tenho a resposta na ponta da língua! Como pode, as pessoas fazem a gnt acreditar que realmente falta algo pra completar nossa existencia! Hoje quando vejo minhas amigas dando conselho de ser mãe logo falo: pense bem pois depois não dá pra voltar atras e nem tudo é um conto de fadas! Não é que seja ruim, mas é como o titulo fala nem toda mulher nasceu pra ser mãe!
        Sorte pra gente nessa jornada! 🙂

        Curtir

      • disse:

        Alguém já parou para pensar que a culpa por ter cedido é de quem cedeu e não dos outros? Se vc não queria ter filhos, cabia a vc defender sua vontade. Não culpe os outros por isso. Muitas pessoas fantasiam sobre a maternidade, mas existe sim muita informação real tb! Todo mundo sabe que criar uma criança dá trabalho, que tem acordar de madrugada, trocar fraldas, etc… Tem muita informação real. Acidentes acontecem, mas decidir ter um filho mesmo sem essa vontade é responsabilidade de quem teve, não tentem transferir isso para a “sociedade”, o marido, as outras mães, etc
        E uma vez surgindo o arrependimento, por favor, não deixem que os filhos se sintam rejeitados, ninguém merece isso.

        Curtir

      • Eu não culpo ninguém, querida, a burrice de parir foi minha mesmo.
        Só acho que se a sociedade vendesse menos a ideia de que ter filhos é a melhor coisa do mundo, eu teria pensando melhor antes de engravidar.
        É como uma viagem para um lugar que todo mundo diz que é maravilhoso. As pessoas recomendam, falam que é lindo, que é o melhor lugar do mundo. Aí você chega lá e vê que não é bem assim. A diferença é que no caso da viagem dá para voltar para casa. No caso dos filhos, não. Ter filhos é uma viagem sem volta.

        PS: se você gosta de ter filhos, aqui não é seu lugar. Aqui é para discutir as agruras de quem se arrependeu de ser mãe, e não ser mais condenada ainda por isso. Vá fazer como a Gabriela e papear sobre fraldas no http://revistacrescer.globo.com/

        Curtido por 1 pessoa

  5. Me doí ler esse tipo de coisa, mas a verdade doí mesmo. Não sou mãe, tenho 21 anos. Porém, a minha mãe não nasceu para ser mãe. Isso se refletiu no comportamento dela. Ela sempre teve um descaso para com eu e meus irmãos. Nunca senti amor por parte dela. Ela nunca disse que me amava e nunca me chamou de filha. Na verdade ela sempre reclamou de nós. E eu não posso julgá-la. Mas essas coisas refletem na minha vida até hoje. Procurei a figura de uma mãe em outras mulheres na minha adolescência. Até entender que isso é impossível. Se minha mãe não me amou eu nunca vou saber o que é isso. Eu só acho que a mulher precisa ter muita muita muita consciência do que é ser mãe. Que quando dizem que ser mãe é padecer no paraíso. Não estão brincando quanto a padecer. Ser mãe é morrer por seu filho e não esperar agradecimentos. E se tu chegou a ter um filho. É melhor aceitar que tem de se sacrificar por ele.

    Curtir

      • Não interessa disse:

        Em que mundo tu vive, Carol?
        Quem em sã consciência tem filho para brincar de boneca? Puta que me pariu! Aos 15 anos decidi não ter filhos e permaneço convicta, agora é um tremendo desserviço gerar uma crianca pra saber como é. Criança é a porra de uma vida! Por isso que existem várias por aí destruturadaa psicologicamente. Carol, você postou um caso da mãe que estrangulou o filho. Qual é o seu problema? Quer dizer então que é justificável uma mãe fazer isso com o próprio filho?
        Honestamente, vc será pelo resto da vida um estorvo para o seu filho.
        Esse negócio da mãe se arrepender, é vestir a carapuça da irresponsabilidade. Puta que me pariu. Acho que é a primeira vez que passo raiva ao ler um post. É uma mistura de raiva com asco.
        Tem certas coisas que se arrepender não adianta porra nenhuma. E o mais desonesto, é culparem a sociedade por influenciar. Meu cu. Se tu for iletrado ou analfabeto sem acesso a educação sexual, mas não, se vcs estão reclamando aqui é pq sabem q um filho não limpa a bunda só, muito menos tem botão de desligar. Até as mães crentes na frase “ser mãe é padecer no paraiso”, estudou o mínimo pra saber que o filho não pediu pra nascer, então a conceção de ter filho é amar sem exigir.
        O que me choca é que essas mães odeiam a condição atual e não pretendem mudar! Elas não pensam na ação e reação. Uma mulher que odeia ser mãe, pela lógica odeia o filho. Como vc irá ama lo, se vc odeia exercer tal função? É óbvio! A porra da criança vai te culpar por tudo de ruim q ocorre na vida dela. Você será um estorvo (nao pense q é o contrario, pq vc tomou a decisão de gerar um feto, a criança apenas esta tentando entender q merda ela fez pra não receber afeto. É ai q entra a mãe. A criança passará a vida toda a culpando, ao mesmo tempo que procurará saber o que tem de errado nela mesma. É um jogo psicológico de merda.) As mães dão estrutura física para os filhos, no entanto, passará a vida toda descontando a raiva na criança. “Deveria ter te abortado”, já ouvi da boca de uma tia falar pro filho. Sinto pena da criança que crescera sem saber o que é amor, tem coisa mais cruel? Essas pessoas não tem direito algum de postar “Mais amor, por favor”.
        Como vc se arrepende no sexto filho? Vc (uma pessoa aleatória do depoimento aleatório). A porra da pessoa espera ter 6 filhos para descobrir que não gosta de ser mãe. Meu deus, abortaram o cérebro dessas mulheres. Só pode.
        Sou a favor do aborto. Mais ainda depois de ler esses depoimentos.

        Curtido por 2 pessoas

      • Uau, sra. Perfeita que nunca se arrependeu de nenhuma decisão na vida! Pode nos mandar agora a cura da AIDS, de todos os tipos de câncer e selar a paz mundial? Ah, não?!
        Que tal cuidar da sua vida então?
        As pessoas são livres para se arrepender de algumas decisões que tomam – e pela sua revoltazinha me parece mais que você só veio aqui para descontar o fato de que sua mãe te odeia. (Pela sua falta de educação, não duvido nada disso). Sugestão: crie uma vida para você e deixe sua mãe em paz. E não culpe todas as mães do mundo por não ter recebido a devida atenção de sua genitora. Algumas mães que assumem não gostar de ser mães criam seus filhos melhor do que as que ficam dando uma de donas da verdade pela internet, acredite…!
        Abraços!

        Curtido por 2 pessoas

  6. Esse texto cheio de palavrão e ódio explícito só me faz acreditar que essa pessoa não teve afeto de mãe. Ou é homem e sequer sabe o que é sofrimento de mulher, gente que não tem útero e se acha no direito de interferir na vida de quem tem (e só se fode com ele).

    Curtir

  7. Ialu disse:

    Olá Carol,
    Não tenho filhos, nunca tive vontade de ter, mas entendo a pressão que as mulheres sofrem, mesmo que tem convicção como eu fica balançado com essa tal “obrigação” que a sociedade impõe a mulher, e muitas por pressão, por descuido (sim acontece), ou acidente acabam se tornando mães. Algumas até gostam outras não, mas como saber se vc não teve, não é mesmo? (não acho certo ser julgada por isso).
    Te entendo e te apóio, pois conheço muitas por aí que dizem amar a maternidade e seus filhos fora de casa, mas na real destratam e negligenciam das mais diversas formas. As pessoas são diferentes e sei que existem mulheres que nasceram para ser mães outras não, mas não sabem disso, e a sociedade impõe que a mulher só se sente feliz, completa e conhece o amor verdadeiro após gerar um filho, isso é uma grande mentira para muitas mulheres, que acabam descobrindo da pior forma.
    Um grande abraço e força para todas que não tem com quem desbafar!

    Curtir

  8. Tatiana disse:

    42 anos, não tive filhos e não pretendo tê-los. Passei por todo tipo de pressão e não cedi, não me arrependo. Meu face recebe fotos e mais fotos de amor incondicional…rs…não estou nem aí. Amo não ter filhos, que ninguém me encha o saco por isso. Já fui bastante cobrada, fiquei até sozinha por uns anos para ninguém me cobrar. Eu amo não ter caído nessa. De verdade !

    Curtido por 1 pessoa

  9. Dannye disse:

    Tipo assim é 4:33 da manhã eu quero morrer…
    Como a Carol disse tem muitas aí que dizem “AMAR INCONDICIONALMENTE SEUS FILHOS E QUE MORREM POR ELES” porém as crias vivem ranhentas, sujas e com fome. Minha mãe foi assim: dizia que me amava porém me largava na casa das pessoas desde meu 1 aninho de idade.
    Eu planejei ter um filho mas caralho eu odeio essa minha vida… Me ajuntei com meu marido aos 17, engravidei aos 18, tive meu filho aos 18 e agora aos 19 meu filho tem 7 meses é super bem cuidado. Porém eu não me sinto feliz, mesmo tendo um marido que diz me amar todos os dias, que me ajuda em tudo. Não me sinto feliz. Sabe o que me faltou? Vigor nas minhas escolhas, me deixei levar pelas emoções. Mas a culpa é de alguém? Claro que não.
    Eu odeio minha vida por completo. Totalmente.
    Sorte a minha que encontrei esse blog!
    Mas como eu tava dizendo tem uma FDP que tem dois maridos e um deles mora no mesmo terreno que eu. Ela tem 3 filhas com o primeiro marido e 1 guri com o segundo. Pois bem, ela diz amar os filhos incondicionalmente, porém cada vez que nascia uma filha ela ia embora com outro homem e depois voltava (isso com as 3 filhas), quando nasceu a última ela foi “embora de vez” e casou com um velho e teve esse guri. Ela cheirou cocaína durante todas as gravidez dela. E atualmente ela vai pras festas porque o velho com quem casou a traz aqui na casa do primeiro marido pra que pose e no outro dia vá “trabalhar” a noite, deixando as 4 crianças gritando pela mãe, sendo cuidadas pelo primeiro marido.
    E continua todo dia no face e pra quem pergunta pra ela dizendo que ama os filhos, mentindo pra todos.
    POR TANTO EU PREFIRO SER SINCERA DIZENDO QUE ODEIO SER MÃE. MAS DANDO TODO O SUPORTE, CARINHO E ATENÇÃO QUE O MEU PIRRALHO PRECISA . DO QUE MENTIR DIZENDO QUE TENHO UMA VIDINHA PERFEITA E FAZER ELE SOFRER.
    Aliás eu cuido do filho do meu marido de 6 anos (não anda, não fala e não come) (e isso se deve a outra saudosa mãe que mentia dizendo amar o filho mas levava um recém nascido pra praia sem proteção nenhuma na cabeça e que em pleno verão com 40 de temperatura no sol enrolava em duas baietas e dizia proteger o bebê. Pois ele pegou meningite, teve 8 convulsões e paradas cardíacas e respiratória. O laudo médico deu excesso de calor e maus tratos) e meu marido e eu não temos nenhuma fonte de renda. Então eu posso sim reclamar, OK?!
    EU ODEIO SER MÃE, MULHER, FILHA, ESPOSA, ETC…
    ENTÃO NÃO JULGUE AS QUE ODEIAM SER MÃE DIZENDO QUE ELAS VÃO FAZER OS FILHOS SOFREREM, PORQUE AS VEZES A REALIDADE É QUE AQUELAS QUE SE JULGAM SUPER PROTETORAS FAZEM FILHOS SOFREREM MUITO MAIS DO QUE VOCÊ IMAGINA.

    Curtir

  10. Fernanda disse:

    Me compadeci dos depoimentos eu particularmente nunca jamais tive vontade de ter filhos eu tenho 31 anos e apesar de ter namorado me cuido muito porque tenho pavor de pensar em colocar outro ser humano neste mundo pra passar trabalho. Sou muito realizada comigo mesma nunca senti esse vazio interior que pessoas que foram tentar incutir na cabeça que a mulher só será feliz e realizada se tiver filhos. Minha dica é NUNCA JAMAIS colocar um filho no mundo sem ter certeza de que quer porque filhos não pedem pra nascer. Minha indignação aqui que vou expor não é para ofender ninguém mas para poder contar que como fui uma filha indesejada meus pais eram muito novos quando me fizerem nunca senti o amor que um pai ou mãe deveria ter tido. Não foram os piores pais do universo mas faltou muito muito para serem o que deveria ter sido como pais em matéria de amor e carinho. Queria muito ter sido uma filha companheira e amiga da minha mãe mas como esta sempre só pensou nela e me atirou aos cuidados da avó quem sempre considerei mãe mesmo foi a avó já falecida. Eu não pedi pra nascer se eu pudesse escolher pais com certeza não nasceria deles mas como bebe não pede pra nascer eles tiveram suas escolhas e eu não escolhi a minha família. Acho super legal a ideia deste site porque apesar de ser um tema tabu a realidade deve ser dita doa a quem doer e essa imagem fofa da maternidade deve ser desconstruida para que outras mulheres pensem duas ou até 20 vezes antes de colocar alguém que não pediu pra nascer. Só deve ser mãe mulheres que tenham vocação ou certeza absoluta que querem as outras indecisas vão fazer outra coisa maternidade não é brincadeira e nem tentativa pra ver se vai gostar ou não, não digo isso porque quero ofender alguém mas exponha a real situação porque é horrível e muito doloroso ser filho não planejado e não ter um pai e mãe como deveria ser. Adultos pensem nós sempre temos escolhas de fazer outro ser humano ou não, as crianças não pedem pra ter os pais ou mães que tem. Que isso sirva pra conscientizar. Uma mulher JAMAIS deve ceder a pressão de sociedade ou homem a grande maioria de nós mulheres tem intuição e sabe se querem ou não as indecisas que me desculpe mas um filho não é um teste pra verificar se gosta ou não. Maternidade é algo muito sério uma decisão muito importante e de grande responsabilidade que não tem como voltar atrás.

    Curtir

  11. Ola escontrei esse site e resolvi vir aqui desabafar pois não aguento mais, tenho 20 anos sou mae solteira e moro com os meus pais, amo muito minha filha mas se pudesse voltar atrás não teria engravidado. Aos 17 anos sai de casa e fui morar com o meu ex marido por não aguentava morar com os meus pais eles são evangélicos então nuca tive a chance de curtir minha juventude ate conhecer meu ex marido que foi a única forma que encontrei pra me livre das cobranças dos meus pais, enfim meu casamento não deu certo tive que voltar a morar com o meus pais com essa crise estou desempregada e sempre escuto chingamentos pq minha mae reclama de me ajudar com a nenê, queria muito voltar no tempo só de pensar na vida que eu poderia ter se não tivesse filho me da um desespero.

    Curtir

  12. Juliana Antonelli disse:

    Eu não sei se é bom ler relatos de pessoas que sofrem com esse “fardo” como eu, ou se me alivia…é tão duro pensar que amamos nossos filhos mas odiamos o trabalho que envolve os cuidados e a educação deles……deveria ser tudo lindo, a gente deveria dar conta, poderíamos nos cansar, mas não odiar essa realidade……..eu me cobro diariamente por odiar a minha vida, pq eu tenho saúde e meus filhos tbm, não é injusto reclamar enquanto tem gente em situação pior? Sei lá…………só sei que to beirando a loucura…..tenho 3 filhos, gêmeos com 3 anos e o mais velho com 5, 3 meninos….sou mãe solo, não quis ficar com o pai deles pq era um 4º filho, só que mais mau educado….eles quebram tudo que encontram pela frente, eles rolam pelo chão na porrada, eles gritam tanto que minha cabeça dói….só que a culpada sou pq eu bato neles o tempo inteiro por qualquer motivo, eu dou gritos que a vizinhança inteira escuta, eu sou o pior exemplo de mãe que existe. Eu dou banho, corto as unhas, limpo as orelhas, faço refeições frescas e saudáveis e mantenho a casa limpa, mas não me peçam pra sentar com eles no sofá ou fazer alguma atividade voltada pra eles que pra mim é a morte, eu não consigo passar tempo com eles sem me estressar. E todos os dias eu me culpo por isso e me sinto a pior pessoa da face da Terra.

    Curtir

  13. Débora disse:

    Olá tenho 27 anos e não tenho filhos. Sou casada há 6 e venho sofrendo cada dia mais pressão do meu marido, família e sociedade para engravidar. No início quando surgiu a ideia, há uns 3 anos, eu até achei interessante, fiz uma consulta médica, exames, etc. estava indo meio que no impulso, já planejando parar a pílula em alguns meses. Mas acabei adoecendo, tive síndrome do pânico e comecei a pensar que não era um bom momento. Os planos foram adiados e enquanto isso, fui pesquisando na internet sobre o assunto maternidade, lendo artigos, blogs, assistindo vídeos, etc que mostram a rotina, os cuidados, desafios, o lado B da maternidade, vi que realmente ser mãe não é pra mim. Cheguei a uma conclusão de que amo muito minha vida sem filhos. Minha liberdade, meu tempo. Vi que não tenho paciência suficiente. Decidi abrir o jogo com meu marido, mas ele reagiu muito mal, na verdade ele praticamente me ignorou e continua me pressionando. Disse a ele que o melhor seria a separação, já que ser pai era seu maior sonho, que ele realizasse com outra pessoa. Mas ele não aceita, diz que me ama, etc. Enfim, demos uma pausa no assunto, ele acha que irá me convencer algum dia. O fato é que, este tipo de blog é muito importante para que haja este tipo de informação disponível, demonstrando que a maternidade não é um mar de rosas, que muitas vezes pode ser uma experiência traumatizante, dolorosa, angustiante, etc e que sim, existem pessoas que se arrependeram de terem se tornado mães! Este romantismo que as pessoas pintam para as mulheres, com o intuito de incentiva-las a ter filhos deve ser trocado por informações variadas, para que a mulher possa pôr numa balança os prós e contras e tomar uma decisão mais consciente.. Tenho uma cunhada que infelizmente se deixou levar pela idealização da maternidade, e acabou tendo um filho. No momento que eu a vi, já na gravidez, deu pra perceber que as coisas não estavam sendo fáceis. Mas ela fazia questão de se dizer plena, satisfeita, etc. Eu resolvi acreditar né, se era o que estava me dizendo, ok. Depois que o bebê nasceu, nos encontramos algumas vezes e ela estava abatida, magra, cansada, mas continuava me dizendo que foi “a melhor decisão que havia tomado, que ser mãe mudou sua vida para melhor, etc” e eu começava pensar se ela estava tentando convencer a si mesmo com aquelas palavras. O fato é que ela sabia que tinha conquistado um certo prestígio na família por ter tido um filho. Tanto que quando o bebê dela estava com 1 ano e meio, ela me dizia já queria ter outro filho, que só não teve ainda por conta do zica vírus! Eu espantada, lhe disse então que ela estava era ficando louca! Mas ela nem ligava e fazia questão de saber quando eu iria ter o meu. Sempre lhe respondia que não pensava em filhos por enquanto (pra não dizer nunca) e que amava minha vida sem filhos. Ela torcia o nariz e começava a falar apenas do lado bom e prazeroso que era para ela ser mãe. Mas isso durou pouco tempo, infelizmente. Encontrei com ela há duas semanas na casa dos meus sogros e o bebê agora com 2 anos, havia entrado na terrível fase das birras e manhas, gritava e chorava quase que o tempo todo, sempre que não lhe dessem total atenção ou não deixassem ele fazer o que queria. Diante desta situação, ela me confessou que não pensa mais em ter outro filho e que eu estava certa em querer aproveitar ao máximo minha vida sem crianças, etc. O seu esposo também disse a mesma coisa a meu marido, que ficou assustado. Fiquei sinceramente triste por vê-la assim, tão esgotada com a maternidade. E olha que ela trabalha o dia todo, com seu marido e só vê o filho à noite. Imagine se ficasse o dia todo cuidando do bebê?

    Curtir

    • Livia disse:

      Oi Débora!
      Eu concordo com você. A sociedade, as famílias e a mídia só oferecem as “boas” informações sobre a maternidade. Esperta são as mulheres que, assim como você, buscam todos os detalhes sobre o tema.

      Eu tive uma filha recentemente e cheguei a uma semi depressão pós parto. Como sou psicóloga, entendi rapidamente que precisava de ajuda e corri pra terapia. Ajudou muito!

      A verdade é que a maternidade em si está anos luz de distância do comercial lindo e feliz da Johnson por exemplo. Não é fácil ser mãe! E tão pouco é instinto como muitos dizem. Para ser uma boa mãe é necessário vocação, perfil e eu não tenho. Mas infelizmente só descobri isso agora.

      Continue com sua postura de assumir ao mundo que tem o DIREITO DE ESCOLHA. E sempre que possível influencie mulheres a pesquisar muito antes de tomar a decisão que irá mudar suas vidas.

      Boa sorte com sua decisão e seu casamento.

      Curtir

    • Deixa eu te lembrar uma coisa, fofo: filho não se faz com o dedo, tá? O filho sai também do mesmo pau que foi chupado e que penetrou a gente. (Mas vai ver você nem sabe disso porque sua mãe jamais soube dizer quem é seu pai)

      Curtir

  14. Mauricio disse:

    Tenho 25 anos, e cada vez mais tenho a certeza de nao querer ter filhos, mais pela liberdade de poder ir aonde quiser o dia e a hora que for, receber muitos convites para viagens(coisa que quem te filho é mais dificil) e o principal que parece ser egoismo, o dinheiro que eu gasto com as coisas que eu gosto, eu nao me imagino indo trabalhar (que é um saco) para comprar fraldas.Tive pais muitos ruins tambem, acho que eu seria um pai muito melhor do que eles foram mas mesmo assim prefiro ter a minha liberdade e dinheiro no bolso, poder dormir e acordar a hora que quiser. abraço a todas vocês e não tenham vergonha de falar oque sentem, porque o fardo pesa para as mulheres e pouco para os homens, então quem nao tem e nao quer ter, não deixe as pessoas mudarem a forma que vcs pensam.

    Curtido por 1 pessoa

  15. Valentina disse:

    Eu tenho 34 anos, sou casada e nenhum desejo de ser mãe. Mas venho sendo pressionada, é uma cobrança que as vezes me faz repensar se realmente estou fazendo a escolha certa. As pessoas condenam muito e quem não pensa em ter filhos fica num isolamento. Não tenho com quem conversar, não tem apoio. Só ouço que vou morrer velha, sem auxílio pq não tenho filho e por aí vai. Não sei como as pessoas acham que devem gerar filho e atribuir uma função a eles, as pessoas são livres. Um terror psicológico. Essa semana ando questionando se devo ser ou não mãe apesar de não sentir nenhum desejo.

    Curtir

    • pelo amor de Deus não seja! vc vai se arrepender! e melhor sofrer com preconceito e rejeição até mesmo do marido, do que com uma criança nos braços, eu não quero ter, e vou prosseguir firme na minha escolha, eu odiaria ser mãe.

      Curtir

    • Suzzana disse:

      Não tenha porque as pessoas ao seu redor desejam isso, tenha quando vc achar que é hora….mas uma coisa te digo por experiência própria, quanto mais velhos vão ficando mais decepção vc terá, é lógico que tem suas excessões…quando alguma mulher vem dizer que está grávida, eu fico com uma pena mal sabe ela o que a espera.

      Curtir

  16. Patricia disse:

    Também estou nesse grupo, odeio ser mãe. Eu era uma mulher linda, realizada, tinha o homem que queria aos meus pés, hoje sou gorda, velha e feia, meu cabelo tá ralo, caiu mais da metade, só vivo doente, não tenho tempo nem para escovar os dentes! Não mal trato meu filho, ele é bem cuidado, às vezes perco a paciência e grito um pouco, deixo ele chorar um pouco, ele estuda na melhor escola do Brasil! Também acreditei q qdo ele nascesse o sentimento inconstitucional sugiria!

    Curtir

  17. Dani disse:

    Oi obriigada por me mostrar q nao sou a unica. Tenho uma bebe de 6 meses. No comeco tudo foi maravilhoso eu amava aquela coisa de ser mae. Mais de um mes pra ca eu n gosto mais .. eu Amooo a minha filha incondicionalmente mais odeioo ser mae eu n aguento mais sao tantas coisa papinhas fraldas rooinhas pra lavar e isso td sem um pai pra apoiar. Enquanto eu sofro com a maternidade o pai simplesmente ta ai passeando com a namorada exibindo o carro e eu to aki carregando o peso enorme de ser mae de ser cobrada criticada. Pq as pessoas acham qq se torna mae e ser feliz . Isso e mentira e eu onde eu fico nisso tudo meus planos minha vida meus sentimentos. Ninguem se preocupa se a mae esta canssada se ela quer sair se ela quer fazer as unhas ou lavar os cabelos sem ser enterronpida. Maes tbm as vezes precisam de atencao. Ser mae torna a gente invisivell. Estou exausta

    Curtir

  18. Cleber disse:

    Cara, vocês são simplesmente incríveis! Eu queria ter metade da coragem que vocês têm em assumir que não gostam da maternidade. Eu sou homem, então não ouso dizer que sei como vocês e sentem, mas já fiz coisas das quais me arrependo, e só consigo imaginar como é colocar uma criança no mundo, seja por pressão externa ou por precipitação, e não conseguir amá-la como se espera. Deve ser desesperador, especialmente para aquelas mães que entendem a gravidade da situação, e para aquelas sem uma rede de apoio (mães, irmãs, tias). Eu admiro vocês de verdade, e conheço mães que dizem que amam a maternidade, mas fica bem claro que não. Meus vizinhos têm duas filhas (13 e 4 anos), e dizem que elas são tudo em sua vida, mas, Deus do céu, aquela casa é um inferno: tanta gritaria, ofensas, violência psicológica (e eu tenho quase certeza que até física)… A mais velha é um amor: doce, risonha, educada, mas está começando a mostrar sinais de mudanças por tudo que passa. Esse é um exemplo de pessoas que nunca deveriam ter tido filhos. E concordo totalmente que essa sociedade hipócrita fica pressionando os casais a terem filhos, quando na verdade cada deveria cuidar da própria vida.

    Curtir

  19. Andreia disse:

    Ceder? Na verdade houve uma pressão para eu dar filhos ao marido e a ele em mostrar ser um homem viril. A maternidade foi passada a mim como se fosse algo necessário para quem quer ter uma vida a dois pela minha mãe. Se você casa é como se pretendesse ter filhos, e eu quis sim, mas eu pensava em algo tão bonito, tão pleno, tão acalentador, sei lá… Hoje percebo que coloquei muitas expectativas sobre a maternidade, mas me enganei assim também o fiz em relação ao meu casamento nas duas vezes que fui casada. E atualmente tenho medo até de me amarrar a outra pessoa pelo fato do quanto são complicadas as relações pessoais independente de quais sejam elas. Meu sonho, às vezes, é minha caçula ficar com 18 anos e eu poder ir embora do Brasil e só enviar o dinheiro para ela viver perto das irmãs maiores e eu aí, então, poder viver a minha vida meeeesmo! Eu sei, parece muito egoísta falar dessa forma sim, mas desculpem-me pela atrocidade já dita.

    Curtido por 1 pessoa

  20. Juliana disse:

    Comigo também é assim ! Já li tantas declarações falando :” no seu choro encontrei forças para seguir em frente.”
    Mas, no meu caso a realidade é diferente. A cada choro eu tenho vontade de chorar por lembrar que amanhã tenho outro dia infeliz pra viver,como mãe. Eu queria ter morrido no parto.

    Curtir

  21. Luana disse:

    Não tenho vocação alguma para maternidade, sofro cobranças, e, achei ótimo encontrar mulheres falando sobre a REALIDADE DE SER MÃE! Obrigada a todas, estou com vocês!!1

    Curtir

  22. Solidão, desespero, tristeza disse:

    Minha nossa. Me sinto em casa aqui. Engravidei por acidente. Digo isso porque tomava anticoncepcional todos os dias. Mas mesmo assim engravidei. Para piorar num momento lindo de minha vida. Que eu tinha acabado de arrumar um emprego, com mil planos de estudar, nunca casar. Que foram jogados no lixo. Foi um destino tão cruel. Que eu menstruei até os 2 meses de gestação. Nem tive como tomar remédio para perder. Quando a menstruação atrasou no mês que deveria ter vindo. Eu fiz o exame e deu positivo. Achei que era depoucas semanas mas ela ja estava formada. A ultra bateu mais de 3 meses. Ali só um aborto na faca. Passei a minha gestação bem e mal. Bem por ir trabalhar todos os dias. E mal quando chegava o dia de ir no medico fazer o pre natal e ultras. Eu chorava e me condenava. Reza para morrer de parto pq eu sabia que eu ia me arrepender pro resto da minha vida disso. Não morri de parto, ela nasceu, fui morar com o pai dela que era legal no começo mas depois não me ajudava em nada. Queria uma esposa, uma escrava, mas nunca ajudar em nada. Minha mãe não me ajudou a ficar com ela, ninguém ajudou. Tive que largar o meu tão amado emprego. A depressão só aumenta. Depois de 5 anos eu procuro emprego em desespero. Pois quero mudar de vida. Criar a minha filha que apesar de estragar o meu futuro é o que eu tenho de melhor na minha vida. Deixar o pai dela que não me serve de nada. E nunca mais casar com alguém. Sempre ter como nos manter. Eu me cuidei, mas as vezes o destino é muito cruel.

    Curtir

  23. Solidão, desespero, tristeza disse:

    Andreia. Rezo para ela crescer também. Como a vida sempre tem tendência a piorar. Moro perto da minha mãe que mima ela demais. Pense num inferno. Quando ela faz birra e eu boto de castigo ou dou um tapa minha mãe me recrimina. Quando a minha filha faz algo errado, a minha mãe diz que eu não sei educar ela. Não sei dar disciplina. Tudo contraditório. Não posso reclamar com a menina que ela puxa para casa dela. Ultimamente tomo remédios para acalmar os nervos. Pois cheguei no limete do meu limite. Tento criar ela direito dar comida, ensinar o dever. Mas a minha mãe acha que ela não tem que ter horários para comer. Só deve comer o que quiser e quando quiser. Tudo só piora nessa minha vida desgraçada. Vontade de me matar. Sempre. O que me pesa é pensar como a minha filha ia crescer com isso. Ferrei com tudo. Não tenho vontade de ter outros parceiros quando finalmente terminar com o pai dela. O casamento junto com a maternidade me destruiram de uma forma que eu acho ser irreparável. Levo ela pro colégio mas não tenho vontade de sair de casa. Peço pro tempo passar e acabar com tudo. Tão cansada.

    Curtir

  24. Materna disse:

    Minha filha tem 2 anos,passei 8 anos casada sem filhos,não queria,todos me criticavam,mãe,sogra, irmã,resolvi parar a injeção! Assim que minha filha nasceu tive uma forte depressão,me recuperei,voltei ao trabalho,meu marido é maravilhoso,mas minha filha só vive doente,com doença respiratória,em março ficou 4 dias internada, é horrorizado,toda vez que tem que tomar antibiótico ou outro remédio é uma luta,sinto que estraguei minha vida,penso que éramos mais felizes ant s dela ! infelizmente não era o que gostaria de sentir,sei que ela não tem culpa,já pensei em ir embora ,dxar ela com o pai.nao sei o que fazer!se eu tivesse o poder de voltar no tempo jamais teria parado a injeção, realmente tem mulheres que não nasceram para ser mãe

    Curtir

  25. Alice disse:

    Olá meninas/mulheres,
    Achei muito legal este espaço. É a verdade nua e crua. Sou mãe, tive meu filho pelos motivos errados(meu marido queria ter filho) nunca senti vontade de ser mãe, isso desde criança, nunca fui muito fã de brincar de casinha..rs..nunca sonhei com casamento em igreja. Sempre me senti diferente das outras mulheres, e fiquei muito feliz em encontrar este blog e saber que não estou só. A verdade é que a felicidade é diferente para cada pessoa. Pra mim a liberdade não tem preço. Muitas pessoas vão defender que se arranja um jeito pra tudo, coisas do tipo dá pra viajar com criança… é claro que dá! Porém, será a mesma coisa de viajar sozinha ou só com o seu parceiro? É lógico que NÃO! Acho que não devemos ter vergonha de ser quem somos! Se você não nasceu pra ser mãe não tem nada de errado com isso. Pelo contrário você está fazendo um favor a mãe natureza, a terra está super populada e a pobreza só aumenta. Egoísta é quem coloca filho neste mundo pensando que a criança é propriedade dela e esperando que a criança retorne o favor um dia. Pra mim não tem coisa mais escrota do que isso! Uma conhecida uma vez disse: tenho 3 filhos, um deles vai cuidar de mim. As crianças mal cresceram e ela já planeja ser um fardo para os filhos. Deus me livre um dia me tornar um fardo pra o meu filho! Pra ele eu desejo O MUNDO quero que ele viaje que conheça o mundo que encontre uma mulher especial para amar que seja feliz! Nunca vou pedir para ele netos! A verdade é tem muita gente sem nocão no mundo que acredita ser dona da razão. Deus deu uma vida pra cada pessoa por um motivo, para que possamos vivê-la como bem entendermos, o famoso livre arbítrio! você escolhe por que a vida é SUA! É o que sempre falo pra minha irmã, meu marido me diz para não me intrometer, mas eu amo ela e não quero que ela caia em uma cilada. Alguns seres humanos tem uma necessidade de com o perdão das palavras estar se fudendo e desejar o mesmo pros outros ou seja, a pessoa é infeliz mas mente dizendo que é a melhor coisa do mundo, e aí fica insistindo falando pros outros por que você não faz um também? A verdade é que se essa pessoa descobri-se a fonte da juventude ou uma forma infinita de ganhar dinheiro não sairia falando pra tudo mundo? Lógico que Não! Guardaria pra si mesmo! Ou seja, cuidado com essa pessoa aí que quer ver você se fuder! Algumas pessoas nasceram para ser mães e outras não! Conheça a ti mesmo! E seja feliz independente da sua escolha.

    Curtir

  26. A moça de 36 disse:

    Olá tenho 36 anos sou casada e tenho uma filha de 6 meses…
    Eu sou o tipo que nunca quis ter filhos…. nunca mesmo desde quando eu era nova…
    Mas cheguei nos 35 e fiquei pensando mas e se eu me arrepender pois a idade tá chegando e depois será tarde demais…
    E ano passado engravidei … jamais pensei que isso fosse acontecer comigo …
    Eu sou filha única nunca gostei de crianças nunca tive irmãos nunca tive que cuidar de ninguém e por aí vai…
    eu vivia reclamando de solidão quando eu estava solteira, chorava e tals. Conheci meu marido namoramos e fomos morar junto … mas a gente tinha sonhos diferentes eu sempre quis casar mas nunca quis ter filhos, já ele sonhava em ser pai….
    Hj sinto falta da minha liberdade eu adorava viajar, viajava sempre sozinha, dai conheci meu marido mas ele detesta viajar…
    Eu gastava com minhas coisas comprava o que eu queria, saia a hora que eu quisesse dormia a hora que eu quisesse, por aí vai…
    e hj não existe mais isso
    Meu marido é um excelente pai, todo mundo ama minha filha, mas eu sinceramente se pudesse voltar no tempo eu não seria tão carente, não teria me casado e não teria filhos
    Hj vejo que a coisa mais importante na vida é a liberdade .
    Sim eu amo meu marido e minha filha
    Mas a vida antes era melhor apesar de eu sempre ter reclamado que vivia sozinha que não tinha ninguém é blá blá
    Se eu soubesse eu apenas agradeceria a vida que eu tinha….
    uma dica valiosa se vc tiver dúvida em ter filhos, não tenha .. pq esse tipo de indecisão custa caro…
    As mulheres falam que tudo isso compensa. Eu juro que eu queria ter o dom que tantas mulheres têm, parece que sou sem sentimento … mas não, eu tenho sentimentos …
    Minha filha é linda e tem saúde, dai eu penso nossa como eu só má agradecida.
    Mas a questão é se pudesse voltar no tempo e fazer diferente eu voltaria 😢

    Curtir

  27. Vitória disse:

    Eu odeio ser mãe. Odeio o fato de criá-la sozinha, de fazer tudo sozinha, de anular toda a minha vida por causa dela. O pai dela é o homem mais desgraçado que conheci na vida, que quando fiquei grávida quis o divórcio. Tive depressão pré e pós parto e até hoje não fui curada da depressão. Não trabalho direito, não tenho tempo pra nada, porque a criança não sossega, é o tempo todo enchendo o saco e exigindo atenção. Odeio ser mãe, odeio ter um ser humano pequeno dependendo de mim o tempo todo. Não posso comprar nada pra mim, não tenho nada mais pra mim, não tenho vida. Odeio. Odeio. Odeio. Se eu pudesse dar essa criança para outra pessoa, eu daria; mas não tenho coragem porque se nasceu de mim, eu não tenho paciência, imagina com outra pessoa? Ia sofrer demais. Essa criança é bem cuidada, é amada, mas eu odeio ser mãe.

    Curtir

  28. Jessica disse:

    Oiii . Eu tb odeio ser mãe ,gosto de crianças ,mais depois que tive minha bb a 4 meses ,percebi que não nasci para isso,mesmo gostando de crianças nunca quiz ter ,mais descidinhas ter ,n foi acidente quiz para fazer meu marido feliz ,ele sempre me pedia e hoje é o arrependimento da minha vida ,tem os momentos bons ,n minto ,mais ainda sim queria voltar no passado …sou casada ,mais quase a crio sozinha pois ele smp tá trabalhando dia e noite ,às vezes fico sem i ver 1 semana ,já era difícil só quando era eu e ele sempre sozinha e agora sozinha cuidando de uma bb ,que me dá tanto trabalho ,eu n tenho mais forças ,e desejo todos os dias q algo me aconteça e eu morra ,pelo menos assim vou ter descanso e ela ganhará uma mãe melhor ,perco o controle eu grito,a chingo ,choro e sinto tanta vontade de bater nela “vou para o inferno ,disso eu sei” mais nagudnto mais ela não eh aqueles bb calmo ,só quer atenção colo e mesmockm quase 5 meses ela n dorme anoite toda acorda umas 5 vezes a mais ,n durmo mais q 3 horas ,estou acabada ,cansada,sozinha,estragada ,sem tempo de cuidar de mim e com a bb que só chora e n me dx descansar ,as vezes acho que Deus me castigou ,pois conheço bb que são tão tranquilos e dormem tão bem ,a minha n me dx pregar olho e nem de dia quando dorme se saiu de perto para fazer algo ela já abre o bico e chora ,as vezes nem comer consigo ,e só engordo pq como o que eh rápido ,n sei se um dia isso vai mudar ,e eu amarei ser mãe ,mas at o momento sinto vontade de dar ela ,de sumir de morrer .

    Curtir

  29. A.V.S. disse:

    Tenho 41 anos e sou mãe de duas meninas gêmeas. Nunca fui uma mulher que tivesse sonhos de ser mãe, mas também não os repudiava. Me casei aos 29, e meu marido é um ser maravilhoso. Aos 31 resolvi que já era hora de engravidar, era o que se esperava de mim. Já tinha um emprego, era casada, tinha onde morar…E, sinceramente, tinha uma certa curiosidade de saber como seria gerar alguém. Achava que depois que nascesse, eu iria despertar para a maternidade automaticamente, iria ser uma boa mãe, paciente e amorosa. Tive uma gravidez muito difícil, pré-eclâmpsia, e minhas filhas nasceram com apenas 29 semanas. Ficaram quase 3 meses em UTI. Tive depressão pós parto severa e estresse pós-traumático. Não via prazer algum em cuidar delas, em estar com elas. Me tratei com psicólogo e psiquiatra, tomei medicamentos por dois anos. Mas, mesmo sã, não consegui aproveitar ainda nenhuma fase delas até hoje. Elas estão com nove anos atualmente e vejo sempre a maternidade como algo extremamente trabalhoso e extenuante. Hoje, com as questões de escola e um possível diagnóstico de TDAH de uma delas, vivo em constante briga dentro de casa. Meu relacionamento com elas é 95% brigas e um restinho de momentos de carinhos e de afeto. Não digo que me arrependo de tê-las tido, pois eu melhorei muito como ser humano após as dificuldades pelas quais passei. Mas vejo que eu realmente não tenho a mínima vocação para ser mãe. Não sinto prazer nisso. Amo minhas filhas mais do que a mim mesma, mas odeio ser mãe. E isso infelizmente é algo que você só descobre após ser, mesmo sabendo que a maternidade é difícil, como eu já sabia, vendo minha irmã e amigas. A maternidade te faz renascer uma outra pessoa, de certa forma e o meu eu como mãe não é bom. Não julgo ninguém aqui por pensar assim. A gente sente vergonha de falar isso abertamente, por conta de toda a cobrança da sociedade, mas, principalmente, de nós mesmas.

    Curtir

  30. Jaqueline Furst disse:

    Oii meninas, até que enfim achei um lugar pra falar sobre isso, quando eu falo em não ter filhos, me acham louca ou até mesmo uma pecadora, pois para a sociedade toda mulher saudável tem a obrigação de ser mãe, mas eu naõ penso assim, se for pra ter e não cuidar, não amar, melhor não ter, melhor pra mim, melhor pra criança. Eu nunca fui de gostar de criança, não sei pq então eu só faço a simpática para o filho dos outros, para não me odiarem, mas eu não gosto nem de pegar no colo, não sei pegar direito, tenho medo que começe a chorar e a folgada da mãe não pega de volta (da graça achar uma burra pra cuidar um pouco pra ela), enfim minha família e meu marido ficam me pedindo, me comparando a outra da família que é casada a menos tempo e já tem dois filhos, só que detalhe ela não trabalha fora como eu e outra eu achei super errado, os meninos tem diferença de um ano de idade só, ou seja, ela teve um atrás do outro e o mais velho sofre com a perda de atenção. O caso é que já estou com 28 anos (me tempo ta passando) e tenho uma vida estabilizada, já saí ja curti a vida, sou casada, mas eu não sei se serei boa mãe, eu não gosto de crianças, tenho medo de não amar meu próprio filho, imaginem se isso acontecer, vou me sentir o pior humano e com certeza vão dizer isso a mim, no momento guardo tudo pra mim, pois todos acham horrível esse pensamento de não gostar de crianças e não pensar em filhos. Não estou grávida mas tenho medo de não ser uma boa mãe. Me dizem que isso é medo e que do meu filho eu vou gostar, com certeza, como não amar, mulher já nasce com instinto maternal, acho que vim com defeito de fabricação.

    Curtir

Deixe um comentário